Quem foi Carmen Tabet?

Nasceu em 28 de Junho de 1919, na cidade do Carmo, Estado do Rio de Janeiro. Era filha de Wadi Salim Tabet e Dorotea Teresa Cortat Tabet.

Veio para São Bernardo do Campo no ano de 1924 onde seu pai se instalou como comerciante. Fez o curso primário no antigo Grupo Escolar de São Bernardo do Campo que funcionava num velho casarão, mais tarde demolido, que se situava onde hoje é a Praça Lauro Gomes.

Estudou depois em escola particular e em seguida frequentou o Colégio São João Bosco, das Irmãs Salesianas, em Santo André. Anos mais tarde cursou a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Caetano, tendo se formado em Pedagogia.

Casou-se em 1938, com Antônio de Oliveira Marques, mudou-se para São José dos Campos, depois para a cidade vizinha de Santos, retornando para São Bernardo no fim dos anos 40.

Assumiu o cargo de Professora da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo em 1949.

Deu aulas no curso Primário da Escola de Vila Nogueira, em Piraporinha, do Bairro Batistini e do Grupo Escolar Maria Adelaide. Foi indicada para dar início às Classes isoladas de Vila Planalto, que começava a se transformar, criando também o Curso Noturno, onde foi professora.
Nessa escola lançou a semente do que viria a ser anos depois a merenda escolar. Com a ajuda do Governo do Estado de São Paulo, recebendo leite e recheio pra o lanche, ela preparava a merenda em sua própria casa. Avaliada pelo então prefeito Lauro Gomes, foi convocada a prestar serviço interno, dando início a um plano de Merenda Escolar. Permaneceu ali até 1980, ano em que se aposentou.

No fim da década de 70 foi escolhida a “Mãe Símbolo do Funcionário Público”. Também foi agraciada com o título de uma das “Cinco Mães Úteis” de São Bernardo, homenagem que distinguia pessoas cujo desempenho contribuía para o bem estar da comunidade.

Faleceu aos 84 anos de idade, no dia 12 de março de 2004, a responsável pela criação da Merenda Escolar, Professora Carmen Tabet de Oliveira Marques ou simplesmente Carminha.