História da EMEB

Esta Unidade Escolar foi inaugurada em 08 de junho de 2.000, na época intitulada “EMEB do Bairro Tatetos”. A partir de 27 de março de 2.006 foi denominada “EMEB Profª Carmen Tabet de Oliveira Marques”, de acordo com a Lei Municipal n.º 5.316, de 14 de junho de 2.004.


A construção desta EMEB adveio da necessidade de vagas nesta região, pois antes da construção da mesma os alunos frequentavam a Escola Estadual Omar Donato Bassani, que por sua vez não conseguia atender toda a demanda. Muitos alunos tinham que se deslocar às EMEB’s dos bairros vizinhos (Núcleo Santa Cruz e Taquacetuba), fato que motivou a comunidade a se mobilizar e marcar uma reunião com o Sr. Secretário da Educação em busca de uma solução para este problema. A comunidade solicitou a construção de uma Unidade Escolar no bairro Tatetos, que inicialmente funcionou em contêineres e após um abaixo assinado, deu-se início à construção do prédio.

Após a inauguração, a EMEB passou a atender a demanda de crianças, não só do Bairro Tatetos, nas proximidades da escola, mas de outras regiões mais afastadas como Capivari, IV Centenário, Porto de Areia etc.

Em 29 de agosto de 2002 a EMEB Prof­­ª Carmen Tabet, após meses de reforma, teve seus espaços ampliados, com a inauguração da Biblioteca Escolar Interativa, denominada “Silvia Orthof”, em homenagem à escritora, e o Laboratório de Informática. Ambos os espaços foram equipados e organizados para atendimento especializado aos alunos e à comunidade do entorno.

A ampliação cultural da EMEB torna-se ainda mais efetiva com o ganho de adequação e reforma de um espaço, para a implantação de um Ateliê de Arte, cuja reestruturação física e mobiliário adequado atenderia ao cumprimento do objetivo do Programa Arte na Educação da Rede Municipal de São Bernardo do Campo de propiciar a exploração de diferentes linguagens e materiais para educadores, educandos e comunidade. A inauguração deste espaço deu-se em 28/08/2007.

Em 2012/2013 os espaços da EMEB passaram por uma grande reforma, viabilizada via Secretaria de Educação. O prédio escolar foi contemplado com pintura geral, revisão da rede elétrica, reforma no piso, bebedouros e quadra, construção de um banheiro adaptado para pessoas portadoras de deficiências, além da construção de um palco no pátio interno que muito tem sido utilizado nos eventos protagonizados pelos alunos.

“A escola tem de refletir a comunidade e ser agente da diferenciação e agente de afirmação de projetos educativos plurais [...] (GADOTTI, Moacir – Escola Cidadã).”